sábado, 1 de agosto de 2009

O pato mais feio


Estou sozinho no meio da multidão
Olhos medem-me, rotulam-me...
Simplificam toda minha existência em números e sintomas
Sou um refugiado das respostas binárias
Tentam incessantemente formatar-me com seus moldes
Minha personalidade é múltiplas vezes violentada
Adoeço...

Não há espaço para mim em âmbito algum
Sou agora o pato mais feio!!!
Cubro meu ego de imperfeições e defeitos
Estou cego, não me resta nem uma sobra piedosa de auto-estima
Protagonizo como Tifon,o deus grego da Seca
Rejeitado até mesmo pela propria mãe
Sou dentre os patinhos ,certamente,o mais feio!!

Enfastiado fujo de minha redoma
Cortando por definitivo as cordas do títere social
Ás quais mantive-me acorrentado com uma dependência quase umbilical
Concebo o caos ,filho de toda minha prostituição comportamental

Com estímulos lentos ,lépidos tento resgatar-me
Talvez possa cicatrizar minhas feridas narcísicas
Livre dos reflexos almejados
Passo a me ver não tão horroroso

Poderia eu ser um cisne?
Na realidade sempre o fui
Errante apenas em minha mudez acomodada
Mas para enxergar-me tão grande,alvo e gracioso
Tão belo cisne
Tive de suportar os açoitos, abandonos e mágoas
Dignos do pato mais fei o.

10 comentários:

Leonardo Marques disse...

lindo, sensato e triste ><

Unknown disse...

ahh eu adoro a história do patinho feio!! xD
mtoo da hora o texto, vc destacou bem as emoções, sentimentos e pensamentos do protagonista da fábula, mto legal! =)

Lívia Daniela disse...

Todo o modelo de pessoa é falho por que nós, não somos modelos. Somos seres complexos e multifacetados. Algumas facetas agradáveis, outras nem tanto, algumas que mostramos, querendo ou não, outras que escondemos dentro de nós.
Somos cisnes, patos, gansos... vistos por olhos de dragões, tigres ou lebres, que podem enxergar nossas facetas feias ou belas, dependendo das quais mostramos e das quais elas querem ver.

H. Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H. Machado disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Penso q a vida é cheia de críticas... Mtas vezes inpensada por quem fala... sentida por quem as recebe..
Querem sempre nos menosprezar...
Sempre tem um defeito aqui... outro lá...
Elogios? Pra q?
São desnecessários... Somos feitos para sermos patos horriveis... Por amigos, por pais, por parentes...
e qdo num aguentamos mais todo esse estrupo mental...
Somos considerados desequilibrados...
aonde fica nossa auto estima?

Talvez a bulimia, anorexia, ou varias outras expliquem...

Parabéns mor...
Otimo texto..

Felipe disse...

O dilema do pato feio é um pouco por culpa dele, também. É culpa dele ter pensado ser pato só porque todo mundo em volta assim dizia... Nós só sabemos o que seremos quando já somos, sejamos pato, cisne ou coelho.

Lucas disse...

muito bom esse texto
:D

Larissa Vicentini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Vicentini disse...

O pato mais feio é sempre o mais bonito quando a beleza se torna comum e desinteressante.

As personalidades raras (espontâneas, sinceras, fortes, reais...) são sempre patos feios em lagos onde a beleza/feiúra invertem seus sentidos.

Esse seu poema é maravilhoso! Muito intenso...

Realmente, pra gente se perceber cisne tem que ter experimentado o título de pato feio.